segunda-feira, 22 de julho de 2013

NELTON PELLENZ APRESENTA, NA GALERIA LUNARA, EXPOSIÇÃO QUE EXPLORA OS EFEITOS DA LUZ



A Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria da Cultura de Porto Alegre inaugura em 25 de julho, às19h, a exposição FIAT LUX , de Nelton Pellenz, que ocupará a Galeria Lunara (5º andar da Usina do Gasômetro) até o dia 25 de agosto.



Nesta exposição Nelton apresenta um conjunto de fotografias de espaços urbanos, registrados à noite, utilizando o ajuste da velocidade do obturador da câmera para modificar os ambientes percebidos. Os pontos de luz foram os condutores para o enquadramento de cada cena e, nesse contexto, a arquitetura, a vegetação e outros elementos, que impediam a sua passagem, auxiliaram na configuração desses novos cenários. O artista busca, com esse enfoque, criar uma cidade particular que emerge da noite escura e que é lida a partir da peculiaridade das suas luzes.

Nelton Pellenz nasceu em São Paulo das Missões, RS, em 1967, e atualmente vive e trabalha em Porto Alegre.
Graduado em Administração de Empresas, fez cursos na área artística com Charles Watson, Jailton Moreira e Maria Helena Bernardes, entre outros. Desenvolve experimentações em vídeo desde 2005 e com a fotografia, desde 2009. A partir de 2011, sua pesquisa com a fotografia está relacionada às possiblidades visuais geradas pelo ajuste da velocidade e da abertura do obturador da câmera.

Em 2013, realiza a exposição individual Conjunto Habitacional, na Fotogaleria Virgílio Callegari, em Porto Alegre. Entre as exposições coletivas recentes, estão: FONLAD # 09, Festival Internacional de Artes Digitais, em Coimbra, Portugal e VI Festival de Vídeo Arte de Barcelona, na Espanha, em 2013; UpTo3’ – Brazilian Short Animation & New Media Exhibition of Toronto, no Canadá e Imagem-contato – Mostra SESC de Artes, em São Paulo, em 2012; Caos e Efeito, na Galeria Itaú Cultural, em São Paulo, em 2011. Entre as premiações recentes, estão: menção honrosa no 6o Vivo arte.mov – Festival Internacional de Arte em Mídias Móveis, em 2012, em Belo Horizonte e Prêmio Funarte de Arte Contemporânea, em 2010.

Em 2012, participa do MAC Encontra os Artistas, organizado pelo Grupo de Estudo em Crítica e Curadoria do Departamento de Artes Plásticas da ECA/USP.
É co-organizador do Coletivo Cine Água desde 2006, juntamente com o artista Dirnei Prates. Possui obra no acervo do MAC/RS.


FIAT LUX
Nelton Pellenz
Abertura dia 25 de julho às 19h
Galeria Lunara
Visitação até 25 de agosto
De terças a domingos, das 9 às 21 h
Informações
neltonpellenz@yahoo.com.br
www.galerialunara.blogspot.com
www.cineagua.blogspot.com
www.youtube.com/cineagua

Nenhum comentário:

Postar um comentário