sábado, 19 de maio de 2012

Exposições em 2002


Memodíptico

Manuel da Costa
29/01 a 03/03/2002
Depois de diversos projetos que o consagraram como um dos grandes nomes da fotografia brasileira contemporânea, Manuel da Costa voltou a surpreender o público com este novo trabalho, intitulado Memodíptico. Originalmente concebido como um jogo da memória, utilizando fotos de fachadas de casas de Porto Alegre, o Memodíptico foi lançado em 2001, reunindo um conjunto de 32 imagens distintas, num total de 64 fichas.

Agora, depois de ampliadas, um conjunto de 27 imagens do Memodíptico é, pela primeira vez exposto em público, na Galeria Lunara da Usina do Gasômetro. Estes pares de pequenas casas térreas, que numa imagem aparecem tal como o olho da câmara as vê, e na outra, através do uso de softwares de manipulação de imagens, aparecem despojadas de todo e qualquer excesso, incluindo ai a perspectiva, revelam um conjunto onde simplicidade, beleza e rigor se harmonizam à perfeição.


Porto Alegre Vista do Céu
Henrique Amaral
21/03 a 28/04/2002 Evento paralelo à 43ª Semana de Porto Alegre

Porto Alegre Vista do Céu sobrevoa a cidade.

Vista do alto, acima das nuvens, a Porto Alegre do Mercado Público, do Parque da Redenção, da Praça da Matriz, da Biblioteca Pública, do delta do Jacuí, do Cais do Porto, do Guaíba, do sempre criticado Muro da Mauá, ganha a dimensão de um sonho. Daqueles que a gente não quer acordar. São contornos, cores, sombras e luzes de um mapa que pouco conhecemos. O fotógrafo Henrique Amaral nasceu no Rio de Janeiro em 1962 e graduou-se em Comunicação Visual e Desenho Industrial pela PUC-RJ em 1985. Trabalha com a linguagem fotográfica desde o início dos anos 80, tendo realizado trabalhos para os principais veículos de comunicação do país, além de agências de propaganda e empresas de diversos segmentos, estendendo sua atuação para o exterior.


Calendar

Francisco Zelesnikar
30/04 a 26/05/2002

Zelesnikar é formado em Arquitetura pela FAU- MACKENZIE em 1993. Associado à Arqdonini desde 1994 atuando em desenvolvimento de projetos.


Nesta exposição ele apresentou doze imagens de modelos clássicos de carros americanos, no formato de um calendário.


O calendário de Zelesniak contraria a expectativa de pin ups em trajes sumários ou clássicos modelos de carros americanos.Segundo considerações de Marcos Moraes, professor titular de História da Arte na Fundação Armando Álvares Penteado: "A fotografia, para ele, significa identidade e não diversidade do lugar registrado. Não significa portanto, fotografar os lugares comuns da paisagem e do nosso imaginário; não interessando a imagem cartão postal, esta acaba surgindo, irremediavelmente, em meio ao mar de imagens produzidas, tornando-se forma de afirmação do lugar”.

Acaso


Jaqueline Joner
27/08 a 29/09/2002
Com imagens obtidas a partir de acidentes de laboratório, Jacqueline Joner trabalhou com imprevistos e surpresas na exposição Acaso.


A exposição apresenta oito imagens em P&B que Jaqueline Joner produziu ao longo de sua carreira e descartou, por algo não ocorrer como deveria, materializando o acaso de forma inusitada. É uma homenagem ao meio, aos produtos químicos, ao cheiro, à densidade dos líquidos, às paredes do laboratório.



Um Fotograma


Leandro Selister
08/10 a 30/11/2002


Impressão em grande dimensão de Leandro Selister, em lona backlight, a partir da fotografia do artista.



Nenhum comentário:

Postar um comentário