segunda-feira, 19 de setembro de 2011

FILMES DE GUY BOURDIN EM EXIBIÇÃO NA GALERIA LUNARA

A Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre inaugura na segunda-feira, 26 de setembro, às 19h30, na Galeria Lunara , a mostra Cinefilms de Guy Bourdin, que exibe pela primeira vez no Brasil os experimentos cinematográficos do grande fotógrafo francês, discípulo de Man Ray, que se tornou conhecido pelos elaborados editoriais para revistas de moda inspirados na estética surrealista. Morto em 1991, Bourdin permaneceu em relativo ostracismo por cerca de duas décadas. Devido a questões judiciais envolvendo o seu espólio, apenas recentemente a sua obra voltou a circular, permitindo a descoberta das inúmeras facetas deste artista múltiplo, que além da fotografia, se dedicou à pintura, ao desenho e ao cinema.



Antes vistos exclusivamente em Paris, em 2009, os filmes de Guy Bourdin constituem uma rara oportunidade de navegar no fluxo de pensamentos do artista, de penetrar sua imaginação através de imagens em movimento capturadas em 8mm, Super 8mm e 16mm, entre as décadas de 1960 e 1980. Livres associações carregadas de simbologia, as seqüências de imagens em cor e P/B dão pistas sobre o processo criativo do artista. Após ter tomado contato com a produção fotográfica de Bourdin, motivo de uma grande exibição na capital em maio último, o público gaúcho ganha a chance de aprofundar-se ainda mais nos meandros criativos do artista a partir dessa seleção de filmes que reproduzem o seu original ponto de vista.
Segundo o Coordenador de Cinema, Vídeo e Fotografia da SMC, a febril criatividade de Guy Bourdin jamais conheceu limites: “Num certo sentido, Bourdin foi visionário em sua produção fílmica, haja vista a recente onda de filmetes de moda desenvolvidos especialmente para a internet, cujo conteúdo se desdobra em publicidade para as marcas ou mesmo em ensaios para as revistas em suas edições virtuais”, observa Bernardo, ressaltando ainda que “já nas décadas de 60, 70 e 80, ele experimentava as possibilidades estéticas e conceituais da imagem em movimento, antevendo o dinamismo da comunicação contemporânea”.
A exposição Cinefilms de Guy Bourdin pode ser conferida até o dia 26 de outubro, de terças a domingos, das 9h às 21h.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Interessados em expor na Galeria Lunara podem solicitar edital

Os artistas interessados em realizar exposições na Galeria Lunara e Galeria dos Arcos no ano de 2012 já podem solicitar o Edital de Ocupação, bem como a ficha de inscrição e a planta das Galerias Lunara e dos Arcos

As inscrições ocorrerão de 17 a 21 de outubro.

Maiores informações, podem ser obtidas pelo e-mail
galerialunara@gmail.com
ou pelo telefone 3289 8133, com Lurdes