segunda-feira, 2 de maio de 2011

Ricardo Barcellos inaugura exposição dia 6 de maio

Fotógrafo gaúcho radicado em São Paulo, Ricardo Barcellos inaugura a exposição individual Ruína em Construção na sexta-feira, 6 de maio, na Galeria Lunara.

Barcellos, que estará presente ao coquetel de abertura da mostra, marcado para as 19h, escolheu sete imagens e dois vídeos que exploram a dicotomia ruína/construção, a partir da observação de prédios da capital paulista. O conjunto de imagens em exposição na Galeria Lunara propõe uma reflexão sobre a dinâmica do espaço urbano e a engenhosa trama de seu tecido, que por vezes lembra a lógica de um palimpsesto, cuja superfície é reutilizada inúmeras vezes para que nela sejam sempre gravadas e sobrepostas novas informações.


Como observa o Coordenador de Cinema, Vídeo e Fotografia da SMC, Bernardo José de Souza, “em sua série de fotografias e vídeos, ao invés de uma possível escalada ao paraíso, experimentamos uma espécie de descida ao inferno. Nem sonho da casa própria, tampouco utopia futurista: contemplamos carcaças de prédios desabitados como se fossem resíduos de uma era apocalíptica, que ecoa de alguma maneira a atmosfera soturna do período madieval. Suas animações em stop-motion das fachadas de edifícios de São Paulo concedem vida aos imóveis desocupados, essas figuras fantasmagóricas que assombram as cidades contemporâneas e com as quais convivemos sem dar maior importância.

A exposição de Ricardo Barcellos pode ser visitada até 5 de junho, das 12h às 20h, de terça a domingo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário