quinta-feira, 17 de março de 2011

Edu Monteiro expõe na Galeria Lunara

A Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria Municipal da Cultura convida para a inauguração da mostra Autorretrato Sensorial, do fotógrafo Edu Monteiro, dia 22 de março, às 19h, na Galeria Lunara da Usina do Gasômetro (5º andar).
A exposição traz nove imagens nas quais Edu Monteiro surge com diferentes máscaras em seu rosto. A ideia da mostra veio do encontro do autor com uma máscara da artista plástica carioca Lygia Clark, que criou algumas delas com um objetivo muito claro: o de levar as pessoas a vesti-las e, assim, lidar com seus medos e fragilidades.

O fotógrafo também quer provocar sensações. E ele sabe aonde quer chegar. Foi ele mesmo quem criou as nove peças. Numa delas, ele assusta e polemiza. “Usei cinco quilos de coração de galinha, a fim de obter um efeito disforme e intrigante”. Em outra, o autor lida com o bom humor. “Resolvi pegar todos os bichinhos de pelúcia de minha filha Letícia e os enrolei na minha face com uma fita transparente.”


Edu Monteiro é gaúcho e atualmente reside no Rio de Janeiro. Quem acompanha sua carreira o vincula ao Fotonauta, estúdio responsável por campanhas badaladas para Nike, Olympikus, entre outras, além de colaborações para importantes publicações como National Geographic, World Soccer e Placar. Ocorre que o trabalho com arte contemporânea, antes apenas uma atividade paralela, passou a tomar muito mais tempo do fotógrafo. “As possibilidades do meu trabalho como fotógrafo se expandiram muito com o meu interesse pelas artes plásticas. E esse processo ganhou um ritmo maior com as aulas na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV) e o mestrado em ciência da arte pela Universidade Federal Fluminense (UFF).”

Serviço:

Mostra Autorretrato Sensorial, de Edu Monteiro
Galeria Lunara – 5º andar, Usina do Gasômetro
Inauguração: dia 22 de março, às 19h
Visitação: de 23 de março a 17 de abril de 2011 – de terças a domingos, das 9h às 21h

Nenhum comentário:

Postar um comentário