segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Exposição de Rochele Zandavalli prorrogada até 12 de setembro

A exposição Oculto, de Rochele Zandavalli segue aberta à visitação até dia 12 de setembro, na Galeria Lunara da Usina do Gasômetro (5º andar), reunindo uma série de trabalhos em fotografia.

Abaixo reproduzimos texto do historiador e crítico de arte Alexandre Santos.

Dialogando com uma tendência da arte contemporânea ligada à auto-referencialidade, o trabalho de Rochele Zandavalli vem se debruçando sobre técnicas, suportes e diferentes intervenções poéticas relacionadas à pesquisa sobre o retrato fotográfico.

Na série Oculto a artista registra pessoas de suas relações íntimas, tomando os seus corpos como receptáculos de outras imagens. A sobreposição de duas ordens imagéticas – o corpo humano e o corpo de insetos ou flores, estes últimos retirados do universo das fotografias científicas – gera uma espécie de retrato-colagem, impregnado de estranheza e de um efeito desestabilizador interessante.

Cores, sombras e volumes se mesclam no plano bidimensional, construindo diferentes relações possíveis. Não se trata de almejar uma narrativa imediata em relação à iconografia do retrato, mas de assumir a artificialidade do resultado como elemento central para a sua reflexão.

Alexandre Santos – Julho de 2010

Oculto
Fotografias de Rochele Zandavalli
até 12 de setembro de 2010

Visitação:
Terças a domingos, das 9h às 21h
Entrada Franca

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Rochele Zandavalli inaugura exposição na Galeria Lunara

A artista Rochele Zandavalli inaugura no dia 30 de julho, sexta-feira, às 19h30, na Galeria Lunara da Usina do Gasômetro (5º andar), a exposição Oculto, reunindo uma série de trabalhos em fotografia. Graduada pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rochele Zandavalli atualmente é mestranda em Poéticas Visuais pelo mesmo Instituto. Desde 2000, integra o Núcleo de Fotografia da UFRGS, onde atua como pesquisadora responsável pelo Laboratório de Fotoquímica. Suas pesquisas incluem processos artísticos em laboratório e atelier aplicáveis à fotografia. Em sua produção destacam-se trabalhos com projeção de slides, alto-contraste, pintura e bordado sobre fotografias, dentre outros.

Na exposição Oculto, Rochele Zandavalli traz a público obras que são fruto de uma pesquisa envolvendo a mistura de técnicas analógicas e digitais, tendo como resultado duas séries complementares – uma sombria, outra psicodélica –, formando um conjunto de alto impacto visual, carregado de simbolismos. Sobre o corpo de dois meninos nus, a artista projeta imagens de flores e insetos, criando texturas que aderem aos corpos dos modelos como uma segunda pele, espécie de uniforme que faz referência ao universo pop, às HQs de super-heróis e ao mundo da moda.
A exposição Oculto permanece em cartaz até 29 de agosto, podendo ser visitada de terças a domingos, entre 9h e 21h. A entrada é franca.

Oculto
Fotografias de Rochele Zandavalli
30 de julho a 29 de agosto de 2010
Visitação:Terças a domingos, das 9h às 21h